Em seus mais de 30 anos dedicados à música e educação, Rafael Dantas é professor de Técnica Vocal para teatro musical, ator, compositor de músicas infantis e diretor musical. Iniciou seus estudos de canto ainda criança com Thelma Chan. Aos 16 anos, Rafael já era regente de coral infantil. Em 1998 lançou seu CD infantil com composições próprias em parceria com a escola "Lápis de Cor" de Juiz de Fora, MG. Foi "cast member" da Walt Disney World, onde estudou canto para teatro musical.
Em 2001 selou uma parceria como professor de canto e interpretação para palco no Conservatório Souza Lima. Atuou e dirigiu as montagens acadêmicas do conservatório: "EnCanto é Magia", "… Tempo de Musical" e "Deu a Louca nos Musicais", cujo espetáculo foi concebido, escrito e dirigido por ele.
Também na área acadêmica foi Coordenador Pedagógico da 4act Performing Arts entre os anos de 2011 e 2014. Como ator participou das montagens profissionais de "O Inspetor Geral", com Mara Carvalho, em que foi um dos personagens protagonistas (Governador), e diretor musical da montagem. Atuou em "O Burguês Fidalgo", "Casa de Bonecas" entre outros espetáculos. Dirigiu musicalmente a montagem de "Brincando em Cima Daquilo". Peça essa que ganhou alguns prêmios, incluindo melhor atriz para Giovanna Vitulli, aluna de Rafael Dantas. No Teatro Musical, Rafael acompanhou os ensaios finais do musical da Broadway "Os Produtores" a convite do antigo Tom Brasil Nações Unidas, onde o musical ficou em cartaz.
Em 2014, Rafael atuou em "Nas Alturas, o Musical (In The Heights Brasil)" como o personagem Piraguero. Em 2016, fez a Direção Musical da montagem acadêmica realizada pela escola de dança Iris Ativa Lina Penteado de Campinas, do musical "A Bela e a Fera", e em 2017, na mesma escola, dirige a montagem de "Shrek o Musical".